Curso Assessoria e Cerimonial de Eventos - mais informações ligia.pontes@terra.com.br

segunda-feira, 2 de março de 2009

Casamentos

Acredito que somente o amor é capaz de unir duas pessoas.

A decisão de se casar com uma cerimonia religiosa vai dos sonhos e tradições familiares e religiosas de cada casal.

No meu trabalho conversando com os noivos muitas vezes me deparo, com casais que gostariam de fazer apenas uma cerimonia no civil e não no religioso, mas para agradar as famílias acabam por fazer uma cerimonia religiosa também. Acho que vale a pena agradar as pessoas que amamos, mas antes de tudo devemos fazer com muito amor os preparativos desta cerimonia, se for para fazer com má vontade é melhor apenas fazer a cerimonia no civil.Assim como somente o amor pode unir duas pessoas para viverem felizes, somente com muito amor nos preparativos da cerimonia e da festa é que o evento se tornará um sucesso como um todo.

Alguns tipos de casamentos diferente e com riquezas culturais:

Casamento Católico: falamos há alguns posts atrás ele é muito comum em nosso pais.
Para que seja realizada a cerimonia religiosa alguns documentos são requeridos pela igreja, tais como: carteira de identidade, certidão de habilitação fornecida pelo cartório de registro civil, que ambas as partes sejam solteiras, certidão de batismo, comprovante de residência que ateste que uma das partes seja morador da localidade onde está instalada a igreja, apresentação do certificado do curso de noivo. Durante a cerimonia, o padre abençoa os noivos e todo o processo é testemunhado pelos padrinhos e convidados que estão assistindo a celebração. Em algumas paróquias, existem casamentos durante todos os finais de semana do ano, por isso a cerimonia deve ser marcada com antecedência.

Casamento Judaico: O casamento judaico não pode acontecer durante um sábado nem quando há festas religiosas. A cerimonia é conhecida por kidushin e é celebrada sob um hupá (Tenda de David), ou seja, uma espécie de tenda própria para o casamento que simboliza o novo lar que será construído pelo casal.
Durante a celebração o rabino lê para os noivos o contrato matrimonial que divulga as responsabilidades entre o marido e esposa. A noiva usa um vestido branco e o noivo um terno, porém por cima contém o kitel que é uma espécie de mortalha. Os noivos bebem na mesma taça de vinho e no final o noivo esmaga a taça de cristal com o pé.
Isso significa que o casal está rompendo com o passado, e agora estão iniciando uma relação sem sentimento de culpa.

Casamento Grego: Ele é famoso pela quebra de pratos enquanto dançam no término da cerimonia, jogam dinheiro e também é farto de alimentos. Tradicionalmente, os gregos são unidos e a comemoração do casamento é uma grande festa. A quebra de pratos faz parte do ritual há muitos anos, e esse ritual demonstra que todos os objetos materiais não importam mais a partir do momento que acontece o enlace matrimonial que une o casal.

Casamento Ortodoxo: No matrimonio ortodoxo o casamento é divido em duas partes, o ofício do noivado e depois com o ofício da coroação, que significa a própria celebração. Durante a cerimonia, o padre coloca na cabeça dos noivos uma coroa, que entre os russos é feita de ouro ou prata e para os gregos de folhas e flores.A coroa significa o sinal externo do matrimonio e também é sinal de que os noivos receberam do Espírito Santo a bênção para que daquele momento em diante eles possam construir uma nova família. No final da celebração os noivos bebem da mesma taça de vinho que simboliza que dali pra frente eles irão compartilhar de uma vida comum.

Casamento Evangélico: O casamento evangélico também já é bastante usual no país, e nele não há muita diferença em relação ao católico. Nessa celebração, o casal terá mais liberdade em relação às músicas, homenagens e apesar de não existir um juramento, os noivos firmam um compromisso.
Na maioria das vezes, as palavras proferidas pelo pastor são ditas espontaneamente e de acordo com a impressão que ele possui dos noivos. Não existe cursinho para o casal frequentar e assim que a cerimonia acaba é realizada uma festa para comemorar o matrimonio.

Um comentário:

Tissa disse...

Oi Ligia!
vou casar no civil este ano, mas a comemoração será no ano que vem, um almoço para amigos e familiares. Gostaria de saber se voce tem dicas sobre cerimoniais nao-religiosas. Nao queria q o dia passasse em branco, apenas com almoço. O que voce acha de troca de votos entre os noivos? Existe algum tipo de celebrante q nao seja de nenhuma religiao?