Curso Assessoria e Cerimonial de Eventos - mais informações ligia.pontes@terra.com.br

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Casamento Religioso


O casamento católico é o mais celebrado no Brasil por isso iremos comentar este primeiro...

Primeiro deverão ocorrer as proclamas. É a comunicação obrigatória que o padre faz por três domingos sucessivos durante a missa na paróquia à qual pertencem os noivos. A celebração poderá ser realizada dentro dos três meses seguintes, caso não apareça nenhuma objeção.

Outra exigência é o curso de noivos, realizado conforme as regras de cada paróquia, e, ainda, a apresentação da certidão de batismo atualizada de ambos.

Como é o cortejo?

Existem duas formas

*Entrada do noivo, dos pais e dos padrinhos na Igreja pelas laterais do altar
ou
* Entrada pela nave central da Igreja. Se esta for a opção a ordem de entrada poderá ser a seguinte:

Primeiro noivo com a mãe
Segundo pai do noivo com a mãe da noiva
Depois um casal de padrinhos do noivo; um casal de padrinhos da noiva; outro casal de padrinhos do noivo, depois outro casal de padrinhos da noiva, sucessivamente
(a mulher sempre do lado esquerdo do homem).

Do lado direito do altar ficam o noivo, sua mãe e seus padrinhos e do lado esquedo no altar a noiva,seus pais e padrinhos

As damas e pajens entram antes ou podem acompanhar a noiva, ela é conduzida por seu pai, que ficará do seu lado esquerdo, ou seja a noiva entra do lado direito, mas ao chegar ao altar deve se posicionar do lado esquerdo do altar.

Ao chegar ao altar, o noivo cumprimenta seu futuro sogro com um aperto de mãos e beija a noiva no rosto e lhe dá seu braço esquerdo.

Caso a noiva esteja usando luvas ela deve retira-las ao chegar ao altar e entrega-las, juntamente com o buquê, para a madrinha ou para sua mãe

A cerimônia é celebrada pelo padre e pode ser com missa ou não, sendo opcional aos noivos receber a comunhão.Na hora da benção das alianças a daminha ou pajem pode entrar pela nave, casa ainda não tenha entrado.

Após a troca de alianças, há a bênção de todos sobre os noivos. Depois que o padre os declara marido e mulher perante as leis de Deus, os noivos se beijam e cumprimentam os pais e padrinhos.

Os cumprimentos podem ser simultâneos ou não.

O noivo começa pelos pais da noiva e segue em direção aos padrinhos, enquanto a noiva faz o mesmo com a família do noivo. Cruzam-se ao fundo do altar e começam o cumprimentar a própria família no sentido dos padrinhos para os pais. Os noivos sempre terminam cumprimentando os seus próprios pais

Terminados os cumprimentos, a noiva pega o buquê, se dirige ao centro do altar onde se encontra com o noivo e se prepara para a saída da Igreja. O noivo dá o braço à noiva, iniciando assim a saída, seguida pelas damas e pajens, pelos pais e padrinhos.
Sempre digo que a ordem do cortejo pode ser diferente tanto para a entrada quanto para a saída...basta conversar com a cerimonialista para organizar do modo que vocês gostem. Ultimamente tenho feito a ordem do cortejo de saída de um modo diferente, aonde os noivos são os últimos a sairem.
Primeiro os pais,seguidos pelos padrinhos, depois damas e pajens e por últimos os noivos.

Mande suas perguntas, dúvidas ou sugestões para o e-mail beautifulday@beautifulday.com.br

Nenhum comentário: